Tudo vem de fora, quer seja intuições do Astral Superior (espíritos esclarecidos), ou do astral inferior (espíritos obsessores).... By Carlos Yates

Mundos de estágio e mundos de escolaridade - Por Carlos Yates

Conheça este livro
De acordo com o livro básico do Racionalismo Cristão 45ª edição de 2015, "os mundos de estágio são aqueles de onde os espíritos partem para iniciar ou dar continuidade ao processo evolutivo", ou seja, são mundos ao qual pertencem um espírito antes de encarnar, para dar continuidade ao processo evolutivo, portanto, é para esses mundos que retornam os espíritos ao final de uma encarnação.

Existe uma classificação de mundo de Luz Puríssima... Então, temos também  a expressão "mundo de luz" duas coisas diferentes, assim mundo de Luz Puríssima, é a mais alta classificação encontrada na galáxia. Já a expressão mundo de luz é qualquer mundo de estágio para onde o espírito vai depois de desencarnado. E porque esta denominação? Por que é nos mundos de estágio de cada um de nós, que se tem plena luz de consciência, que se avalia sobre o que somos na realidade e que nos falta fazer na longa caminhada da evolução quer reencarnando ou não.

Densos
Opacos
Intermédios
Diáfanos
Luz puríssima
No capítulo "O Espaço" do livro básico na sua 45ª edição de 2015, há na página 35, a indicação de que "os espíritos, no decorrer do processo evolutivo, se distribuem em mundos de escolaridade e mundos de estágio". Isto é os mundos de estágio ser quase sempre um nível acima ao de escolaridade.

Os primeiros mundos são de natureza idêntica ao planeta Terra. A eles chegam espíritos de diferentes graus de desenvolvimento, que encarnam para promover entre si o intercâmbio de conhecimentos intelectuais, morais e espirituais.” Livro base do Racionalismo Cristão, 45ª edição.

Para exemplificar esta demonstração, podemos recordar o Livro Base do Racionalismo Cristão - 43ª edição, que de acordo com o grau de desenvolvimento, os espíritos fazem sua evolução partindo dos seguintes mundos de estágio:

 Densos -1ª à 5ª classe 
 Opacos - 6ª à 11ª classe
 Intermédios - 12ª à 17ª classe
 Diáfanos - 18ª à 25ª classe
 Luz puríssima - 26ª à 33ª classe

Os mundos de escolaridade são os mundos igual a Terra ou de 6ª categoria, pois acima de nós existem mais 5 tipos de mundos, ou seja da 7ª à 11ª classe.

Os mundos de estágio são aqueles nos quais os espíritos vão em corpo fluídico quando o corpo físico dorme aqui na Terra e quando desencarnam. Temos então, conforme a página 79, 5 tipos de mundos, ou seja da 7ª à 11ª classe. Assim, podemos afirmar que o mundo de escolaridade é aquele em que atuamos e o de estágio é ao qual pertencemos.
Livro A Chave da Sabedoria
Conheça este e outros livros RC

Ou seja, no mundo denso (materializado), temos espíritos que estagiam nos mundos opacos e intermédios (brancos ou intermédios). Por exemplo, os espíritos que ainda não tem nível moral ou intelectual para estarem encarnados nos mundos de escolaridade como o nosso encarnam nos mundos densos e fazem estágio nos mundos opacos. Então podemos afirmar que não existem mundos somente de estágio. Eles são de estágio em relação aos espíritos que ainda precisam reencarnar.

Os espíritos que ainda não tem nível para estarem nos seus planetas de origem fazem deste planeta o seu mundo de estágio. Ou seja, o espírito sempre estará ligado a um mundo de estágio e prestará serviços em mundos mais inferiores do que ele, então sempre o espírito estará ligado a um mundo de estágio que por sua vez é um mundo normal, que pode ter espíritos ou ter ainda vida em corpo físico se for um planeta materializado ou opaco.

Para a ascensão de uma classe a outra imediatamente superior não existem privilégios nem proteções. O princípio de justiça funda-se na lei da igualdade. Todos têm de enfrentar idênticas dificuldades e chegar ao triunfo pelo próprio esforço.
O mau aproveitamento de uma encarnação resulta, inapelavelmente, na necessidade de repeti-la, tendo o espírito de passar pelas mesmas atribulações até conseguir dominar os vícios e as fraquezas, e recuperar o tempo perdido, ou seja, nosso mundo de estágio é o nosso mundo onde está nossa esteira fluídica.

Mundos de Escolaridade (mundos-escola)

Os mundos de escolaridade são de natureza idêntica a do nosso planeta. A eles chegam, por tal razão, espíritos de várias classes para promover, entre si, o intercâmbio de conhecimentos intelectuais, morais e espirituais, onde as emoções fazem parte da vida cotidiana.

Essas emoções que são experimentadas, indistintamente, por todos os habitantes, mas quando o espírito se torna superior às sensações da pobreza e da fortuna, que completam o quadro dessas referidas emoções, aí, sim, o sentido da vida espiritual começam a despertar.

Ao se tomar consciência no concerto universal, todos participam de um processo de aprimoramento, com responsabilidades intransferíveis e, portanto, devem se esforçar para dar conta de suas atribuições. Há um dever que a todos atinge igualmente: trabalhar para evoluir. 
Clique para OUVIR a Limpeza Psíquica

Assim, milhões de pessoas que vivem neste planeta ainda sentem a falta de uma bússola norteadora, mas muitos, através do Racionalismo Cristão, agora começam a despertar ao esclarecimento espiritual.

O Racionalismo Cristão, fundado em 1910 pelos humanistas Senhores Luiz José de Mattos e Luiz Alves Thomaz, através de seus ensinamentos espiritualistas trazidos por espíritos altamente evoluídos, dentre eles Jesus, mas que ao longo da história e de interesses, esses ensinamentos foram parcialmente desimantados, mas que com eles, há muito, teriam concluído sua evolução na Terra e estariam exercendo suas atividades noutras regiões do espaço superior.

Mundos de estágio e mundos de escolaridade
Por Carlos Yates